O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta terça-feira (1/2), ao visitar as áreas atingidas pelas chuvas em São Paulo, que faltou “visão do futuro” por parte de “quem construiu” residências nas áreas de risco.
De acordo com Bolsonaro, a visão que ele teve ao sobrevoar a região foi marcante. Desde a última sexta-feira (28/1), as chuvas provocaram destruição e deixaram 24 mortos em cidades de São Paulo.
"A visão [aérea, do rastro de destruição] é algo que nos marca. Em muitas áreas onde foram construídas residências, faltou obviamente alguma visão de futuro por parte de quem construiu. Bem como por necessidade também, as pessoas fazem nessas áreas de risco", declarou o presidente.
- Sobrevoo em Francisco Morato e Franco da Rocha, cidades mais afetadas pelas chuvas em São Paulo.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 1, 2022
. Informações de ações sendo tomadas desde o início nas redes sociais do @mdregional_br e @MInfraestrutura . pic.twitter.com/8AKLCnZv7V
Bolsonaro sobrevoou as regiões atingidas pela manhã. Ele se encontrou com prefeitos para debater possíveis medidas de assistência.
"Nos apresentamos aos prefeitos para mostrar o que podemos fazer, o que nós temos à disposição para minorar o sofrimento das pessoas. Lamentamos as mortes. Sabemos que, muitas vezes, as pessoas constroem a sua residência por necessidade em local que dez, 20, 30 anos depois, o tempo leva a desastres."
O chefe do Executivo federal se comprometeu a liberar verbas emergenciais. Os valores, no entanto, ainda não foram definidos.