O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta segunda-feira (7/2), no Palácio do Planalto, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin e Alexandre de Moraes. O encontro foi rápido e protocolar, para a entrega do convite para a posse de ambos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevista para acontecer no próximo dia 28.
Leia Mais
Damares é eleita por bolsonaristas como a 'ministra mais bonita do Brasil'Cauê Moura: quem é o youtuber que Bolsonaro chamou de 'gordinho'Ciro Nogueira aposta em disputa 'por menor rejeição' no segundo turno Moraes autoriza PF a compartilhar provas em inquérito contra BolsonaroBoato usa pesquisa falsa para dizer que Bolsonaro lidera em todo o Brasil CGU identifica fraude de R$ 809,9 milhões no auxílio emergencialSupremo retoma julgamento de exigência de vacina por empresasCongresso deve derrubar veto a projeto sobre dignidade menstrualApós falha, BC anuncia novo site para consultar 'dinheiro esquecido'Fachin, atual vice-presidente do TSE, sucederá o ministro Luís Roberto Barroso na presidência da Corte eleitoral até agosto, quando Moraes passará à presidência do órgão durante as eleições de 2022. Ao todo, foram exatamente nove minutos de encontro. Segundo integrantes que estiveram na reunião, em meio ao clima pesado entre o Executivo e o Judiciário, Bolsonaro se dirigiu a Moraes em apenas duas ocasiões: na chegada, com um "bom dia", e na saída, com um "até logo".
Já ao ministro Fachin, que mais falou durante o encontro, Bolsonaro aproveitou a ocasião para reforçar a necessidade de um diálogo mais frequente com o Judiciário. Apesar de ser uma visita formal, o encontro ocorreu dias após o chefe do Executivo descumprir ordem de Moraes ao não comparecer ao depoimento na Polícia Federal, na investigação que apura o vazamento de informações sigilosas da Justiça Eleitoral.
Bolsonaro tem em Moraes, Barroso e Fachin seus principais alvos de críticas no STF. Mesmo com o caráter protocolar, o Planalto avaliou com otimismo o encontro, como um primeiro passo importante para um armistício.