O ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, fez um pronunciamento em cadeia nacional na noite desta quarta-feira (/29), defendendo as ações do governo Bolsonaro na geração de empregos e renda nos últimos anos. Para ele, o presidente cuidou com equilíbrio da economia durante a pandemia.
Uma das ações listadas por Lorenzoni foi o fato de o Brasil ter gerado 2,7 milhões de empregos em 2021 e relacionou a isso a gestão adotada pelo governo como a Lei de Liberdade Econômica, aprovada em 2019; o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, que permitiu preservar 11 milhões de empregos na pandemia; o Pronampe, linha de crédito para micro e pequenas empresas; e o auxílio emergencial.
Leia Mais
Bolsonaro pede: 'tenhamos mais juízo, precisamos continuar trabalhando'Bolsonaro diz que repudia nazismo e 'toda e qualquer ideologia autoritária'Moro sobre Lula: 'quer controlar TV e internet, coisa de autoritário'STF decide dar mais prazo para partidos formarem federações50% dos eleitores desaprovam gestão de Bolsonaro na pandemia, diz pesquisaOnyx Lorenzoni exalta criação de empregos e critica governo de Dilma
O ministro também citou a Medida Provisória 1099, que cria o Serviço Civil Voluntário. Ele garantiu que a MP vai tirar parte dos mais de 40 milhões de pessoas na informalidade. Lorenzoni também chamou a atenção dos aposentados e pensionistas ao afirmar que o governo vai facilitar a vida deles com a portaria que mudou as regras da prova de vida, que era presencial e a partir de agora passa a basear-se no cruzamento de outras bases de dados do governo.