Depois de o presidente Jair Bolsonaro (PL) dizer que conversou, 'há pouco', com o presidente russo Vladimir Putin e decidiu adotar um discurso 'neutro' em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia para não “trazer as consequências do embate'' para o país, os “memes” sobre a situação tomaram as redes sociais.
No Twitter, internautas zombam da ligação entre Bolsonaro e Putin e acusam o presidente brasileiro de seguir ordens.
Confira
Hoje eu falei com comigo mesmo.
%u2014 Maurício Araujo (@MaurcioAraujo14) February 27, 2022
Melhor do que p bolsonaro que disse que falou com Putin 2 hrs no meio de uma invasão promovida pela Rússia. pic.twitter.com/Zf90Vf0V3m
Bolsonaro é a maior vergonha internacional da história do Brasil.#BrazilWithUkraine pic.twitter.com/lePUwAwvU7
%u2014 Junior Ramos (@Ramosvjunior) February 27, 2022
%u2014 Mel Santos - %uD83C%uDFAD%uD83C%uDF35 (@LilaSan72505220) February 27, 2022
[VIDEO4]
Embora, mais cedo, em coletiva à imprensa, Bolsonaro tenha dito que vai adotar uma postura de 'neutralidade', ele amenizou ao ser questionado sobre o cerco que o Exército russo faz em Kiev, capital ucraniana: 'Exagero falar em massacre'.
"Eu entendo que não há interesse por parte do líder russo de praticar um massacre. Ele está se empenhando em duas regiões do Sul da Ucrânia que, em referendo, mais de 90% da população quis se tornar independente, se aproximando da Rússia. Uma decisão minha pode trazer sérios prejuízos para o Brasil", disse.
Durante a entrevista, Bolsonaro justificou a decisão do Executivo em optar pela neutralidade diante do conflito por entender que cada país tem suas motivações. "Ninguém quer usar a guerra, ninguém quer usar a pólvora. Todo mundo prefere usar a saliva, mas você não sabe o que acontece do lado de lá”, argumentou.