Palestras e feira legislativa estão incluídas na programação do Congresso
A programação contará com palestras ministradas por especialistas importantes para a atuação dos vereadores e para as ações conjuntas do Legislativo e do Executivo. Além disso, haverá um espaço para a realização da feira legislativa — com mais de 30 estandes de instituições, empresas e prestadores de serviços.
Agostinho Patrus será o responsável por apresentar a mesa de abertura, às 9hs. Além de Julvan Lacerda, o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melle, estará presente. Já Rodrigo Pacheco vai conduzir, às 11h, a palestra “O Poder Legislativo mais perto do Cidadão”.
Também será apresentado, às 14h, o painel “O papel das Câmaras Municipais no desenvolvimento econômico dos municípios” e, às 16h, ocorrerá a palestra “Inquietações positivas, sobre gestão, liderança e poder”, proferida por Luiz Felipe Pondé, ensaísta e filósofo brasileiro. O evento será encerrado às 17h.
O congresso seguirá todas as normas de segurança sanitária promovida pelo programa Minas Consciente para a prevenção e combate à COVID-19.
Participação de mulheres nos espaços de poder também estará em debate
Realizado no Dia Internacional da Mulher, o evento também discutirá a participação feminina na política. Para isso, às 15h, será realizada a palestra “A importância da mulher na transformação da sociedade”, ministrada pela historiadora e proprietária do Restaurante Vó Maria, em Areia (PB), Luciana Balbino, considerada umas das 100 mulheres mais poderosas do Agro no Brasil, pela Forbes.
Além da palestra, o painel apresentado, às 14h, contará com a participação de algumas presidentes da Câmaras Municipais de cidades mineiras e da prefeita de Nepomuceno, em Minas Gerais, Iza Menezes, representante do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM).
Conforme a AMM, o objetivo é ampliar o debate sobre a inserção de mulheres nos ambientes de poder, oferecendo visibilidade para prefeitas, vice-prefeitas, secretarias municipais, vereadoras e demais mulheres envolvidas na gestão das cidades mineiras.
"É imprescindível discutir a importância do destaque de mulheres na tomada de decisões e na vida política. A parcela feminina em cargos políticos é ainda muito baixa e, por isso, vamos incentivar, cada vez mais, que elas tenham esse espaço e participem ativamente do poder”, disse a Assessoria da AMM.
Mais informações sobre o Congresso e como participar, acesse o site da AMM.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.