O prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), atualmente cotado para disputar as eleições ao governo de Minas, está na mira do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca uma ampla coligação partidária para se eleger presidente da República.
O chefe do Executivo municipal afirmou nesta terça-feira (15/3) que está aberto ao diálogo com o petista, mas no momento está focado em resolver os problemas da capital mineira.
O chefe do Executivo municipal afirmou nesta terça-feira (15/3) que está aberto ao diálogo com o petista, mas no momento está focado em resolver os problemas da capital mineira.
Leia Mais
André Janones: 'Mineiro é privilegiado por escolher entre Zema e Kalil'Aliança entre Lula e Kalil em Minas deve passar por candidatura ao SenadoKalil tem aprovação de 73% da população de BH, segundo pesquisaKalil: 'Quem tem medo de CPI, Ministério Público e Justiça é bandido'Kalil é favorito entre atleticanos e cruzeirenses de BH ao governo de MGPesquisa Quaest/Genial para presidente em MG: Lula tem 46% e Bolsonaro 21%Pesquisa Quaest/Genial para governador em MG: Zema tem 34% e Kalil 21%Janones: Guedes 'vive destilando preconceito' e tem 'insensibilidade'Ciro diz que política da Petrobras quer transformá-la 'em odiada pelo povo'Janones sobre Bolsonaro: 'Temos um candidato na cadeira de presidente'Na última quinta-feira (10/3), Lula disse que o PT deveria ter 'maturidade' para abrir mão de candidatura própria ao governo de Minas e apoiar Kalil. "Em Minas Gerais, com quem podemos fazer coligação é com o Kalil", afirmou Lula à rádio Itatiaia, garantindo ainda que ainda não conversou com o atual prefeito de BH e que deverá fazê-lo após o dia 27 de março, "quando Kalil deverá ter deixado a prefeitura e estará livre para conversar".
Lula também foi só elogios ao prefeito de BH, a quem chamou de 'companheiro' por mais de uma vez durante a entrevista, e lamentou o PT ter feito lançamento 'vexatório', em 2020, da candidatura do ex-deputado Nilmário Miranda (PT), que disputou a eleição municipal com Kalil. "Ele (Kalil) é um companheiro que está fazendo um bom governo", afirmou o ex-presidente.
Pesquisa Eleitoral
Um levantamento do Instituto F5 Atualiza Dados, divulgado pelo Estado de Minas em fevereiro, mostra que Lula está na frente da corrida eleitoral à presidência, enquanto Kalil está atrás de Romeu Zema (Novo) para o governo de Minas.
Em Minas Gerais, como mostrou a pesquisa, Zema tem 46,8% das intenções de voto, contra 17,4% de Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte.
Em termos nacionais, Lula soma 36,1% das intenções de voto. O vice-líder, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 27,7%.