O prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), atualmente cotado para disputar as eleições ao governo de Minas, está na mira do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca uma ampla coligação partidária para se eleger presidente da República.
O chefe do Executivo municipal afirmou nesta terça-feira (15/3) que está aberto ao diálogo com o petista, mas no momento está focado em resolver os problemas da capital mineira.
O chefe do Executivo municipal afirmou nesta terça-feira (15/3) que está aberto ao diálogo com o petista, mas no momento está focado em resolver os problemas da capital mineira.
“Vai ser um prazer conversar com todo mundo, principalmente com o presidente Lula, que está liderando as pesquisas e tem um histórico de uma posição social muito clara. Mas agora estamos preocupados em resolver o problema da passagem, como vou encontrar com alguém hoje?”, afirmou Kalil em uma visita ao Centro de Saúde Ventosa, no bairro Jardim América, Região Oeste de Belo Horizonte, inaugurado no dia 7 de março.
Na última quinta-feira (10/3), Lula disse que o PT deveria ter 'maturidade' para abrir mão de candidatura própria ao governo de Minas e apoiar Kalil. "Em Minas Gerais, com quem podemos fazer coligação é com o Kalil", afirmou Lula à rádio Itatiaia, garantindo ainda que ainda não conversou com o atual prefeito de BH e que deverá fazê-lo após o dia 27 de março, "quando Kalil deverá ter deixado a prefeitura e estará livre para conversar".
Lula também foi só elogios ao prefeito de BH, a quem chamou de 'companheiro' por mais de uma vez durante a entrevista, e lamentou o PT ter feito lançamento 'vexatório', em 2020, da candidatura do ex-deputado Nilmário Miranda (PT), que disputou a eleição municipal com Kalil. "Ele (Kalil) é um companheiro que está fazendo um bom governo", afirmou o ex-presidente.
Pesquisa Eleitoral
Um levantamento do Instituto F5 Atualiza Dados, divulgado pelo Estado de Minas em fevereiro, mostra que Lula está na frente da corrida eleitoral à presidência, enquanto Kalil está atrás de Romeu Zema (Novo) para o governo de Minas.
Em Minas Gerais, como mostrou a pesquisa, Zema tem 46,8% das intenções de voto, contra 17,4% de Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte.
Em termos nacionais, Lula soma 36,1% das intenções de voto. O vice-líder, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 27,7%.