O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (16/3) que existe a possibilidade de substituição do presidente da Petrobras, o general Joaquim Silva e Luna. Segundo o chefe do Executivo, o único membro do governo que não pode ser mudado é o o vice-presidente.
Leia Mais
Flávio Bolsonaro vai contra governo e vota a favor da Lei Paulo GustavoBolsonaro: portaria que rebaixa pandemia para endemia sai ainda este mêsBolsonaro confirma lançamento de pré-candidatura à reeleiçãoMoro sobre troca de presidente da Petrobras: 'cortina de fumaça' Sem consenso, CCJ do Senado adia votação da reforma tributáriaLula admite possibilidade de ser assassinado em campanha"Existe essa possiblidade. Todo mundo no governo, ministros, secretários, diretores de empresa, presidente de estatais podem ser substituídos se não estiverem fazendo trabalho a contento. Não quer dizer que vai ser trocado ou que não vai ser trocado. Eu só não posso mudar o vice. O resto, todos podem ser trocados, obviamente, por motivo de produtividade, por motivo de falha ou omissão no respectivo serviço. Quero dizer que o presidente da Petrobras está amarrado numa série de legislação, mas a (negativa da) solicitação feita — não oficialmente, porque não podemos interferir na Petrobras e nem vamos interferir —, de atrasar um dia o anúncio do pagamento, isso pegou muito mal para todos nós aqui em Brasília", apontou Bolsonaro, em entrevista à TV Ponta Negra.
Para ele, a Petrobras cometeu um "crime" contra a população ao não ter esperado um dia para realizar o reajuste de preços dos combustíveis. Segundo o chefe do Executivo, a estatal “não é aquilo que ele gostaria”.
No último dia 12, o presidente teceu fala semelhante: "Todo mundo tem a possibilidade de ser trocado, todos, exceto o presidente e vice-presidente da República".
Em meio à saraivada de críticas, no último dia 14, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) saiu em defesa do presidente da Petrobras enfatizando que o mesmo é resiliente e aguenta a pressão.
"Silva e Luna é resiliente, sempre foi. Como bom nordestino, aguenta a pressão".