A pesquisa Quaest/Genial para as eleições 2022 em Minas Gerais, divulgada em primeira mão pelo Estado de Minas nesta sexta-feira (18), mostra o governador Romeu Zema (Novo) com 34% das intenções de voto ao cargo e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 21%. No levantamento, 12% responderam que não pretendem votar e 11% estão indecisos.
Neste cenário, com mais candidatos, também aparecem André Janones (Avante) com 7%, Cleitinho Azevedo (Cidadania) com 6%, Carlos Viana (MDB) com 5%, Vittorio Medioli (sem partido) com 2%, além de Daniel Sucupira (PT) e Miguel Corrêa (PDT) com 1% cada.
"A eleição em Minas tem grandes chances de ser definida no primeiro turno se Zema e Kalil polarizarem demais a disputa. Outros nomes podem desistir, ou mesmo serem candidatos deles mesmos, sem apoio, sem força política", analisa Felipe Nunes, CEO da Quaest e coordenador da Pesquisa Genial/Quaest.
Considerando um cenário com quatro candidatos, Zema sobe para 40%, Kalil para 26%, Viana para 6% e Medioli para 4%. Mantêm-se 12% de abstenção e outros 12% de indecisos.
Segundo turno
O levantamento da Quaest/Genial também procurou saber quem ganharia no segundo turno. Em um dos cenários, Zema teria 49% contra 33% de Kalil. Os demais eleitores disseram que não pretendem votar, 11%, ou que estão indecisos, 8%.
Pesquisa espontânea
Quando não são dadas opções, 52% dos eleitores revelaram que ainda não escolheram um candidato, 33% estão indecisos e 2% não pretendem votar. Zema aparece com 9% das intenções de voto, Kalil com 3% e outros candidatos com 1%.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 16 de março, com 1.480 residentes de Minas Gerais entrevistados face-a-face por meio de questionários estruturados.
A margem de erro estimada é de 2.5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-00132/2022.