A pesquisa Quaest/Genial para as eleições presidenciais de 2022, em Minas Gerais, divulgada em primeira mão pelo Estado de Minas nesta sexta-feira (18), mostra o ex-presidente Lula (PT) com 46% e Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, com 21%. Além disso, 9% não pretendem votar e 5% estão indecisos.
Leia mais: Pesquisa Quaest/Genial para governador em MG: Zema tem 34% e Kalil 21%
Na sequência, aparecem os candidatos Sérgio Moro (Podemos) com 6%, Ciro Gomes (PDT) com 5%, André Janones (Avante) com 3%, João Doria (PSDB) com 2%, além de Simone Tabet (MDB) e Alessandro Vieira (sem partido) com 1% cada.
Leia Mais
Bolsonaro confirma lançamento de pré-candidatura à reeleiçãoLula admite possibilidade de ser assassinado em campanhaKalil diz estar aberto ao diálogo com Lula: 'Tem posição social clara'Lula e Bolsonaro consolidam favoritismo para o 2º turno, mostra pesquisaCrescimento de Bolsonaro nas pesquisas anima a direita; terceira via patinaBolsonaro é o principal culpado por alta de combustíveis, dizem mineirosDisputa pelo Senado em Minas tem empate técnico entre três candidatosBolsonaro recebe medalha de mérito indigenista com cocar na cabeça
Considerando um cenário com menos candidatos, Lula sobe para 49%, Bolsonaro para 23%, Ciro para 7%, Doria para 3% e Leite para 2%. Outros 11% não pretendem votar e 4% estão indecisos.
Segundo turno
O levantamento do Quaest também procurou saber quem ganharia no segundo turno. Em um dos cenários, Lula tem 56% contra 28% de Bolsonaro. Os eleitores que não pretendem votar representam 13% e os indecisos 3%.
Pesquisa espontânea
Quando não são dadas opções, a pesquisa mostra que 33% dos eleitores ainda não escolheram um candidato, 19% estão indecisos e 3% não pretendem votar. Neste cenário, Lula tem 27%, Bolsonaro 16%, Moro 1%, Ciro 1% e demais candidatos com 1% ao todo.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 16 de março, com 1.480 residentes de Minas Gerais entrevistados face-a-face por meio de questionários estruturados.
A margem de erro estimada é de 2.5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-00132/2022.