Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Pesquisa: Kalil tem melhor desempenho em BH; Zema vence no interior

Pesquisa Quaest/Genial sobre as eleições 2022 em Minas Gerais, divulgada pelo Estado de Minas nesta sexta-feira (18/3), mostra que enquanto o governador Romeu Zema tem um desempenho melhor no interior do estado, Alexandre Kalil vence a disputa na capital. De acordo com os números, Kalil tem 46% na capital, enquanto Zema tem 23%. Já no interior, o candidato do Novo segue na frente com 39% e do PSD com 12%.




 
Num cenário geral, se as eleições fossem disputadas hoje, Zema seria reeleito com 34% das intenções de voto e Kalil ficaria em segundo lugar com 21%. No levantamento, 12% responderam que não pretendem votar e 11% estão indecisos, o que pode mudar o atual cenário até outubro.
 
Leia também:  Pesquisa Quaest/Genial para presidente em MG: Lula tem 46% e Bolsonaro 21%

A força do atual governador de Minas vem do interior do estado, onde aparece com 39% das intenções de voto, enquanto o prefeito de BH possui 12%. A lista também mostra outros candidatos: André Janones (Avante) com 9%; Cleitinho Azevedo (Cidadania) com 7%; Carlos Viana (MDB) e Daniel Sucupira (PT), ambos com 2%; e Vittorio Medioli (sem partido) e Miguel Corrêa (PDT), ambos com 1%. Outros 14% responderam que não pretendem votar e 13% estão indecisos.
 

Mas, quando se trata da capital mineira, Kalil sai na frente com 46% dos votos e Zema com 23%. Em seguida aparecem: Carlos Viana (11%); Vittorio Medioli (4%); André Janones (3%); Cleitinho Azevedo (2%). Outros 6% não pretendem votar e 4% estão indecisos.




 
Já na Região Metropolitana, o cenário fica mais apertado, mas Kalil também vence: o candidato do PSD fica com 33% e o do Novo com 27%. Os eleitores também escolheram: Carlos Viana (8%); Vittorio Medioli (7%); Cleitinho Azevedo (4%); André Janones (3%); Miguel Corrêa (1%). Outros 7% não têm a intenção de votar e 9% estão indecisos.
 
Pesquisa Quaest/Genial mostra intenções de voto no interior de MG, capital mineira e Região Metropolitana (foto: Divulgação)
 

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 16 de março, com 1.480 residentes de Minas Gerais entrevistados face-a-face por meio de questionários estruturados.

A margem de erro estimada é de 2.5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-00132/2022.