Pesquisa BTG-FSB divulgada nesta segunda-feira (21/03) mostra que Jair Bolsonaro (PL), presidente da República e provável candidato à reeleição, é o mais rejeitado entre os eleitores que usam do chamado "voto útil", que mudam o escolhido no pleito para outro candidato acabar derrotado.
Entre os entrevistados que têm essa estratégia, 64% não querem que Bolsonaro vença. Outros 24% afirmam que Lula (PT) é o nome que mais gostariam de ver derrotado, seguido de João Doria (PSDB), com 3%; e Ciro Gomes e Sergio Moro, 1%..
Na mesma pesquisa, em cenário estimulado, Lula (PT) lidera as intenções de voto para presidente nas eleições de 2022, em outubro, com 43%. Bolsonaro aparece logo em sequência, com 29%, seguido de Ciro Gomes (PDT), 9%; Sergio Moro (Podemos), 8%; João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB) e André Janones (Avante), 2%; Simone Tebet (MDB), 1%; Felipe d'Ávila (Novo), 0%; nenhum, 3%; branco/nulo, 1%; não sabe ou não respondeu, 1%.
A pesquisa divulgada nesta segunda foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, via ligação telefônica, nesse domingo (20). Ao todo, o levantamento ouviu dois mil eleitores, com margem de erro de 2% e margem de confiança de 95%. BR-09630/2022 é o registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).