Dados do balanço mais recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que em fevereiro de 2022 o eleitorado com 16 a 17 anos é composto por 834.986 jovens, sendo que mais de 55% são mulheres.
Os números ainda estão abaixo dos registrados em 2018, ano em que aconteceu a última eleição para a Presidência. No mesmo período em 2018, esse eleitorado era composto por 1.430.949 jovens, as mulheres representavam quase 51% do total.
Apesar disso, março atingiu maior busca pela emissão de título de eleitor quando comparada com as buscas em janeiro e fevereiro deste ano. A procura pelo alistamento eleitoral foi de 48.598 em janeiro, 48.117 em fevereiro e 59.713 em março (até dia 29).
O prazo final para atualizar ou requerer o título de eleitor é 4 de maio e ainda dá tempo de pedir o seu.
Como tirar o título de eleitor pela primeira vez sem sair de casa
Para quem ainda não tem o título de eleitor, é possível fazê-lo até o dia 4 de maio pelo Sistema TítuloNet. Siga o passo a passo com imagens a seguir para tirar seu Título.
A primeira etapa é simples. Basta selecionar seu Estado em “Selecione a UF para atendimento” e depois “próxima”.
Em seguida, algumas informações aparecerão na página. É válido destacar que o procedimento online não garante a emissão do título pela Justiça Eleitoral, que analisa os requerimentos.
Também é preciso ter em mãos ou melhor, no seu aparelho, os documentos a seguir:
- Foto segurando documento de identificação (fotografia do requerente exibindo, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação)
- Documento oficial brasileiro de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte)
- Comprovante de residência atualizado
- Certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos)
Para continuar é só clicar em “próximo”.
Na terceira etapa, em “título de eleitor”, selecione “não tenho” para continuar o processo de emissão do título. Depois, preencha o restante com seu nome completo, data de nascimento, nome completo dos seus pais e selecione “próxima”.
Nesta próxima etapa, você precisará dos documentos mencionados anteriormente. Preencha todos os campos vazios e anexe a documentação nos espaços destacados para isso. Selecione ‘próximo’ mais uma vez.
Depois disso, é preciso esperar a análise pela Justiça Eleitoral. Você pode acompanhar o processo em Acompanhar Requerimento com o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.
Se não houver nenhuma pendência, é só baixar o aplicativo e-Título no Google Play ou na App Store e entrar com os seus dados. A versão digital do documento disponível no App substitui a versão física. Também é possível encontrar no aplicativo informações como o município, a zona e a seção que você votará.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.