Um dia depois de tomar posse como prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) oficializou nesta quarta-feira (30/03) a definição de novos nomes para as secretarias.
Noman assume o cargo no lugar de Alexandre Kalil (PSD), que renunciou na última sexta-feira (25) e, junto dele, Jackson Machado (Saúde), Maria Caldas (Política Urbana) e Josué Valadão (Obras e Infraestrutura) também saíram dos seus cargos.
Noman assume o cargo no lugar de Alexandre Kalil (PSD), que renunciou na última sexta-feira (25) e, junto dele, Jackson Machado (Saúde), Maria Caldas (Política Urbana) e Josué Valadão (Obras e Infraestrutura) também saíram dos seus cargos.
Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos assume a Secretaria de Saúde no lugar de Jackson, que seguirá com Kalil em projetos vindouros - Kalil renunciou para se tornar pré-candidato ao Governo de Minas nas eleições gerais de 2022, em outubro.
Ao todo, foram sete mudanças de secretários, com adição de novos nomes e remanejamento de outros. A única substituição direta aconteceu na Saúde. Quanto às outras cadeiras, houve remanejamentos seguidos de nomeações. João Antônio Fleury Teixeira deixou a Secretaria de Fazenda para substituir Maria Caldas na Secretaria de Política Urbana. Agora, o novo secretário é Leonardo Colombini.
Outra novidade desta quarta-feira diz respeito a uma saída: Elberto Furtado Júnior deixou, a pedido, o posto de secretário de Esportes e Lazer. Ele será substituído por Adriana Branco, que sairá do posto de secretária de Assuntos Institucionais e Comunicação Social. Agora, o novo chefe da Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social será Luiz Henrique Michalik.
Outra ação já sabida na sexta foi oficializada nesta quarta: Josué Valadão deixou o posto de secretário de Obras e Infraestrutura para se tornar, exclusivamente, secretário de Governo. Ele era interino nesta função desde novembro de 2021, quando Adalclever Lopes deixou o posto. Para o lugar de Valadão, o escolhido foi Leandro César Pereira, que assume como novo secretário nesta quarta.
Todas as ações contam na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município (DOM). Contudo, outro posto, que não chega a ser uma secretaria mas está intimamente ligado com a prefeitura, segue vago no Executivo belo-horizontino: o de procurador-geral do município.
Também na última sexta, Castellar Guimarães Filho deixou o posto junto de Kalil. Apesar disso, nesta quarta, ainda não há um nome como substituto, e Izabela Boaventura ocupa o cargo de forma interina.
Veja, abaixo, os secretários da Prefeitura de BH
Educação: Ângela Dalben
Saúde: Cláudia Navarro
Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania: Maíra Colares
Planejamento, Orçamento e Gestão: André Reis
Fazenda: Leonardo Colombini
Obras e Infraestrutura: Leandro César Pereira
Política Urbana: Fleury Teixeira
Cultura: Fabíola Moulin
Desenvolvimento Econômico: Cláudio Beato
Assuntos Institucionais e Comunicação Social: Luiz Henrique Michalik
Governo: Josué Valadão
Controladoria-Geral do Município: Leonardo Ferraz
Esportes: Adriana Branco
Segurança e Prevenção: Genilson Zeferino
Meio Ambiente: Mário Werneck
Procuradoria-Geral do Município: Izabela Boaventura (interina)