Na véspera da data limite, que termina neste sábado (02/4), o Diário Oficial do Estado de Minas Gerais trouxe a publicação da exoneração do secretário-geral Mateus Simões e de Ana Valentim, responsável pela pasta da Agricultura.
Os dois secretários do governo Zema deixaram o cargo para disputar as eleições deste ano.
Procurador concursado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Simões disse nas redes sociais que vai voltar para a Casa "até que eventualmente chegue o período eleitoral". Ele ainda não divulgou a que cargo pretende se candidatar.
Leia Mais
Eleições: ex-ministro do STF diz temer 'tempestades' com Moraes no comando do TSEEleições 2022: YouTube é rede mais usada para informações, diz pesquisaBolsonaro exonera nove ministros e dois secretários para disputar eleiçãoZema culpa Assembleia por atraso de obras rodoviárias: 'Politicagem'Viana se filia ao PL para ser o candidato de Bolsonaro ao governo mineiroDuda tem ofertas para deixar PDT, mas convites geram ansiedade e estresseReinaldo recusa convite para ser candidato: 'Minha política é só o Galo'O que muda para Lula e Bolsonaro após Moro anunciar saída da disputaThales Almeida Pereira Fernandes, que era diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), é agora o novo Secretário de Agricultura do governo Romeu Zema (Novo).
O secretário de estado adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Silviano Brandão Vianna também foi exonerado nesta sexta-feira. A exoneração dele, também a pedido, foi publicada no Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira (31).
Prazo para desincompatibilização
Conformou a legislação eleitoral, a desincompatibilização de cargos públicos para concorrer a eleição termina neste sábado (2/4), a exatamente seis meses para as eleições – marcadas para o dia 2 de outubro.Também amanhã é a data limite para que todas as eventuais candidatas e candidatos estejam com a filiação deferida pelo partido político pelo qual pretendem concorrer.
Ainda no dia 2 de abril vence o prazo para que os partidos políticos que pretendem lançar candidaturas tenham obtido o registro dos estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse também é o dia-limite para que candidatas e candidatos confirmem o domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições.