Na busca pela reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem focado no segmento evangélico - que representa cerca de 30% do eleitorado brasileiro - e no qual lidera com folga os levantamentos de intenção de voto em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia Mais
PT tenta reagir ao crescimento de Bolsonaro nas pesquisas eleitoraisPresidente do FNDE diz que pastores iam ao MEC apenas para fazer oraçõesDepoimento de Jair Renan, filho de Bolsonaro, dura mais de cinco horas Forças Armadas compram 557 mil kg de filé em 1 ano, além de cerveja, uísquePesquisadores do Instituto de Estudos da Religião (Iser), que monitora o comportamento do segmento, alertam que o discurso dos candidatos não será avaliado somente sob o aspecto da fé ou da defesa da agenda conservadora, mas, principalmente, pelas respostas a demandas sociais.
Para a representante da ala evangélica do PT, deputada Benedita da Silva (RJ), esse é um ponto positivo para o ex-chefe do Executivo. "Lula dialoga com as políticas públicas", argumentou. A parlamentar considera precoce especular com quem os evangélicos vão caminhar em outubro, mas acredita que a "ambiguidade" do comportamento de Bolsonaro não se sustentará na campanha. "Estamos diante de uma situação em que os evangélicos com consciência estão vendo o que está acontecendo na própria vida deles com este governo. Sabem para onde ir", defendeu.
Para o antropólogo Juliano Spyer, autor do livro Povo de Deus - quem são os evangélicos e por que eles importam, Bolsonaro passou os últimos anos construindo vínculos com grandes igrejas evangélicas ao assumir a agenda conservadora. Suas lideranças, hoje, são muito mais próximas do presidente do que de qualquer outro político. "Bolsonaro nem é evangélico, sabe muito pouco sobre a Bíblia, mas ele assumiu um compromisso muito claro e direto com as pautas morais", afirmou ao Correio.
Por isso, as declarações de Lula sobre aborto, por exemplo, preocuparam membros do próprio PT, por entrar em choque com a agenda conservadora defendida pelos evangélicos.