Jornal Estado de Minas

PRESIDENTE

Bolsonaro sobre emendas parlamentares: 'Ajuda a acalmar o Congresso'

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a verba das emendas de relator, cerca de R$ 16,5 bilhões do Orçamento, ajuda a acalmar os parlamentares. A declaração foi dada, nesta segunda-feira (11/4), durante participação em um podcast.




 

 
 
"Ajuda a acalmar o Parlamento. O que eles querem, no final das contas, é mandar recursos para a sua cidade", disse. " fala em 'orçamento secreto', é mau-caráter, falta de caráter por parte da imprensa, é publicado no Diário Oficial da União. Eles têm acesso ao que é feito", afirmou.

Apesar de, durante a campanha presidencial em 2018, ter criticado as alianças de antigos governos com o Centrão, Bolsonaro vem construindo alianças dentro do grupo político.

As emendas de relator se converteram em um dos principais instrumentos de negociação na gestão Bolsonaro. A verba é usada para irrigar redutos eleitorais e está no centro das suspeitas de corrupção do governo.

Durante a entrevista, Bolsonaro confirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve seguir no governo caso ele seja reeleito. O presidente também criticou a presidência do general Silva e Luna na Petrobras e disse que “precisava de alguém mais profissional”.