O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Brasília, no fim da manhã desta segunda-feira (11/4), e foi direto para o hotel. O petista está na capital federal para uma maratona de três dias de alinhamentos. A primeira agenda de Lula em Brasília é um encontro com o também ex-presidente José Sarney (MDB), na tarde de hoje. Após uma tarde de conversas individuais, à noite Lula deverá jantar na mansão do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), no Lago Sul, com um grupo de senadores.
Leia Mais
De olho em alianças, Lula se encontra com senadores do MDBBolsonaro diz que 'se depender do Fachin, Lula será presidente'Podemos cogita Álvaro Dias para presidênciaConforme interlocutores afirmaram ao Correio, apenas no MDB são 14 diretórios estaduais que apoiam a candidatura petista — pelo menos nove da região Nordeste, além de estados como Paraná e Goiás. Na reunião desta noite, o grupo vai reforçar os argumentos a favor da candidatura Lula, em especial devido aos palanques no Nordeste e em estados em que já há articulação com o PT para as eleições de outubro. O apoio deve ocorrer independentemente da pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS).
De qualquer maneira, o jantar não deverá atropelar os prazos já definidos pela presidência do MDB na articulação com União e PSDB de uma chapa unificada para a presidência. Os três partidos decidiram anunciar, em 18 de maio, os nomes que vão compor a chapa única da terceira via.
A agenda do ex-presidente Lula segue na terça-feira. Na parte da tarde, o petista visitará, no Eixo Monumental, o Acampamento Terra Livre – que, até o próximo dia 14, reúne cerca de 8 mil indígenas de várias etnias. O movimento ocorre porque está pautada para esta semana a votação de projetos que violam os direitos dos povos indígenas, como o Projeto nº 191/2020, que trata sobre mineração em terras indígenas.