Os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) começaram, no início da tarde de hoje, terça-feira (12/4), a votar a cassação do deputado estadual Arthur do Val (UB), conhecido como “Mamãe Falei”.
Leia Mais
Relator pede cassação de Arthur do Val no Conselho de Ética da AlespApós escândalo, Arthur do Val se filia ao União Brasil Podemos desfilia Arthur do Val, o 'Mamãe Falei', após falas sexistas Professores protestam contra Zema em Pouso AlegreBolsonaro: mais 1.000 aprovados na PRF e PF serão convocadosLula: 'Nenhum fazendeiro tem o direito de invadir o espaço indígena'Caso eleito, Lula promete ministério dedicado a povos indígenasLEIA TAMBÉM: Relator pede cassação de Arthur do Val no Conselho de Ética da Alesp
O pedido foi feito após a divulgação de mensagens do parlamentar na qual ele é machista e misógino e fazia comentários considerados sexistas sobre as refugiadas ucranianas.
Confira ao vivo a votação:
Para que perder o mandato, é necessário que a maioria simples do Conselho, composto por 10 deputados, concorde com o parecer antes de o plenário da Casa decidir sobre a perda do cargo.
Em caso de empate, a presidente do Conselho de Ética, Maria Lúcia Amary (PSDB), desempata.
Em seguida, caso a decisão seja pela cassação, a Mesa Diretora da Alesp deverá aprovar o processo para que ele siga tramitando. Depois disso, a aplicação da punição deve ser votada pelo plenário da Assembleia.
No plenário, é necessário que haja maioria simples, de 48 deputados, para que as penalidades mais graves entrem em vigor.