O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta terça-feira (12/4), que caso seja eleito, deve fazer a criação de um ministério voltado para questões indígenas. A declaração foi dada durante visita ao acampamento indígena Terra Livre, em Brasília.
Leia Mais
Deputados derrubam veto de Zema a reajuste para educação, saúde e segurançaAo vivo: Alesp vota cassação de Arthur do Val, o 'Mamãe Falei'Bolsonaro admite ter negociado cargos, o que já chamou de crimeAliados pedem que Lula foque na pauta econômica e fuja de temas polêmicosO PT vai de indígenas e o presidente foi atrás dos índios em BrasíliaCPI do Viagra: deputado apresenta requerimento para aberturaBolsonaro: mais 1.000 aprovados na PRF e PF serão convocadosLula: 'Nenhum fazendeiro tem o direito de invadir o espaço indígena'"Vocês me deram uma ideia. Ora, se a gente criou o Ministério da Igualdade Racial, se a gente criou dos Direitos Humanos, se a gente criou o Ministério da Pesca, por que a gente não pode criar um ministério para discutir as questões indígenas?", declarou o ex-presidente.
Durante o discurso, o ex-presidente disse que um eventual ministério deve ser comandado por um indígena e não por um "homem branco" ou uma "galega, como a Gleisi ".
"Eu quero que vocês saibam. Não sei quem, mas se preparem. Alguém vai ter que assumir o ministério. E não vai ser branco como eu ou uma galega como a Gleisi. Terá que ser um índio ou uma índia", disse Lula.
O lançamento oficial da pré-candidatura de Lula ao Palácio do Planalto deve acontecer no dia 7 de maio. O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), é o vice na chapa.