O YouTube excluiu um vídeo do canal do presidente Jair Bolsonaro (PL) em que ele fala sobre suposta fraude nas eleições de 2018 sem apresentar provas. A remoção aconteceu na quarta-feira (13/04).
Em março deste ano, a plataforma endureceu as regras contra as fake news. O YouTube agora derruba vídeos com informações falsas relacionadas às eleições de 2018, incluindo alegações de fraude e erros que possam ter alterado o resultado da votação. É o primeiro vídeo do presidente que é excluído desde as mudanças das regras.
O registro é uma entrevista do presidente a uma rádio, concedida no dia 12 de agosto de 2021. Agora, ao acessar o link do vídeo, a plataforma indica que o material foi deletado "por violar as diretrizes da comunidade". A entrevista ainda está disponível na página oficial de Bolsonaro no Facebook.
Na entrevista, o presidente questiona o processo eleitoral de 2018 e a suposta atuação de um hacker para "desviar votos", mas admite que não tem provas sobre a influência externa na votação.
Em nota, a plataforma afirmou que todos os vídeos devem seguir as Diretrizes de Comunidade.