Jornal Estado de Minas

CAMPANHA

Eleições: maioria dos adolescentes quer exercer o direito de voto em 2022

Depois de uma campanha expressiva organizada por artistas e influenciadores, a maioria dos adolescentes brasileiros quer exercer o direito de voto em 2022. É o que aponta a enquete organizada pelo Unicef e a organização da sociedade civil Viração Educomunicação divulgada nesta terça-feira (19/4).




Faltando poucas semanas para terminar o prazo para tirar o título de eleitor, nove em cada dez adolescentes afirmaram que o voto tem poder de transformar a realidade. Além disso, 64% afirmaram que vão votar este ano; 21% ainda não sabem se vão votar ou não; e 15% disseram que não vão votar. 

“Democracia se faz com participação da sociedade civil. Em diversos países de todo o mundo, os jovens têm desempenhado um papel fundamental nas eleições e na construção de novos sonhos para o futuro do planeta”, disse  Simone Nascimento, presidente da Viração Educomunicação.


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Segundo a enquete, entre os que disseram que “não vão votar neste ano”, apenas 10% afirmam que, de fato, não querem votar. Outros 17% disseram que não conseguirão tirar o título de eleitor a tempo e 69% afirmaram não ter idade suficiente. 





Entre quem disse não ter idade suficiente, havia adolescentes de 15 anos que não completaram 16 anos até outubro e não podem votar, mas também alguns de 15, 16 e 17 anos que poderiam votar, mas não tinham essa informação.

De acordo com a Unicef, 3 mil adolescentes de 15 a 17 anos de todas as regiões do país participaram da consulta.

Campanha

Em fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou a menor porcentagem de adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor desde a conquista do direito ao voto para essa faixa etária na Constituição de 1988. De acordo com o órgão, pouco mais de 13% estavam aptos para votar nas eleições de 2022 naquele momento.

Por isso, celebridades vem incentivando adolescentes a tirar o título de eleitor. A campanha teve início com a cantora Anitta, que se posicionou contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).



A mensagem da campanha encabeçada pelos influenciadores é “fazer a diferença” e retirar o poder de Bolsonaro por meio do voto dos jovens. 

Recentemente, cantores como Criolo, Gloria Groove, Emicida, Pabllo Vittar, banda Fresno, Marcelo D2, Rael, Marina Sena e outros, fizeram uma campanha intensa no festival Lollapalooza contra as ações do governo e a favor da retirada do título de eleitor.

Banda Fresno se manifestou contra Jair Bolsonaro (foto: Lollapalooza /Reprodução)


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Além deles, vários influenciadores também vem incentivando a campanha. Entre eles, o youtuber Felipe Neto,que já se envolveu em inúmeras polêmicas com a família do presidente Bolsonaro.

Segundo o TSE, depois da campanha, o número de novos títulos de adolescentes de 15 a 17 anos passou de 199.667 em fevereiro para a marca de 290.783 em março, crescimento superior a 45%.

Sobre a enquete

As enquetes do U-Report Brasil são realizadas virtualmente pelo WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger, por meio de um chatbot. O projeto é desenvolvido pelo Unicef em parceria com a Viração Educomunicação e conta com mais de 140 mil adolescentes e jovens inscritos. Não se tratam de pesquisas com rigor metodológico, mas de consultas rápidas por meio de redes sociais entre pessoas, principalmente adolescentes e jovens, que se cadastram na plataforma. 

*Esta enquete apresenta a opinião de mais de 3,1 mil adolescentes de 15 a 17 anos e não pode ser generalizada para a população brasileira como um todo.