Pesquisa FSB/BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira (25/04) avaliou a importância do vice-presidente no momento da votação, no âmbito das eleições de 2022. A maior parte dos entrevistados, 44%, afirma: "É importante, mas não é decisivo para meu voto".
Leia Mais
Eleições 2022: Bolsonaro, Doria e Ciro têm maior rejeição, diz pesquisaEleições 2022: Bolsonaro encurta distância para Lula no 1º e no 2º turnoGraça: ato 'legítimo' de Bolsonaro é 'nefasto', diz Marco Aurélio MelloBolsonaro lidera entre eleitores com renda superior a 5 salários mínimosEleições de 2022: Bolsonaro e Lula são os mais recorrentes no WhatsAppPesquisa: 51% consideram governo Bolsonaro ruim ou péssimo Bolsonaro participa de motociata em Ribeirão PretoCom base nos dados, afirmações contidas na própria pesquisa concluem: "Nome do vice-presidente não tem muito apelo para escolha de voto no cabeça de chapa". "Para 2/3 dos eleitores, o nome do candidato a vice-presidente não é decisivo para a definição de voto".
André Jácomo, diretor do Instituto FSB Pesquisa, também traçou um comentário com base nos índices. "O nome dos candidatos à Vice-Presidência tem uma relevância para o eleitor que é inversamente proporcional ao espaço dado no noticiário. Mas os nomes de (Geraldo) Alckmin e (Walter) Braga Netto parecem mais agregar na perspectiva de 'lulistas' e 'bolsonaristas'".
O levantamento quantitativo realizado pelo FSB Pesquisa foi realizado entre a última sexta-feira (22) e esse domingo (24). Ao todo, foram dois mil entrevistados, via ligação telefônica.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e a confiança é de 95% para o cenário atual. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é: BR-04676/2022.