"No momento, temos quase 30 navios de fertilizantes vindo da Rússia para o Brasil", afirmou o presidente Jair Bolsonaro (PL), durante parte do seu discurso em solenidade da abertura oficial da ExpoZebu 2022. A afirmação está relacionada aos 27 navios russos, carregados com toneladas do produto, que estão prestes a chegar ao País.
Leia Mais
Lula afirma que Bolsonaro não gosta de gente, apenas de policial'Você é um exemplo para todos nós', disse Bolsonaro sobre ZemaZema valoriza redução de crimes para impulsionar agronegócio em MinasBolsonaro comparece em manifestações em Brasília, mas abre mão de discurso"A nossa agricultura não para e muito menos a nossa pecuária (...) se Deus quiser, até o final do mês, acaba essa guerra do outro lado do mundo e voltaremos à nossa normalidade", declarou o presidente.
Ainda conforme Bolsonaro, nenhum presidente da história passou por crises como as que seu governo enfrentou e está enfrentando. "Quer seja a pandemia, a seca e até mesmo uma guerra a 10 mil quilômetros de distância, mas que tem reflexo para todos nós do Brasil. Estamos mais que resistindo e estamos vencendo porque acreditamos no povo brasileiro", disse em tom mais entusiasmado.
No início desta semana, na abertura da "Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios", promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) na Capital Federal, o presidente já havia afirmado que "o Brasil não sobrevive sem fertilizantes".
"Não é apenas pela questão de divisas ou por representar um quarto do PIB (Produto Interno Bruto), mas para nossa segurança alimentar", considerou o chefe do executivo.
Brincadeira com Marcos Montes
Ao final de fala sobre o agronegócio, durante a abertura da ExpoZebu 2022, Bolsonaro brincou: "Está muito difícil para o Marcos Montes manter a pegada da Tereza Cristina, mas ele é novo e ainda vai aprender (risos). Ele tem conduzido o seu Ministério com a mesma garra e a mesma determinação", complementou a brincadeira, ao lado de Marcos Montes, Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, Pecuário e Abastecimento, do governador Romeu Zema, entre outras autoridades como ministros e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade).
Conforme a sua agenda oficial, Bolsonaro embarcaria de volta para Brasília, hoje às 13h40, com previsão de chegada às 14h30 na capital federal.