Vídeo explica como são feitas pesquisas eleitorais
Conheça as regras da Justiça Eleitoral brasileira, como é calculada a margem de erro e quais as diferenças entre pesquisa e enquete durante as eleições
Por
Denys Lacerda
03/05/2022 15:00 - Atualizado em 29/06/2022 17:44
A cada ano eleitoral, lá estão elas. As pesquisas eleitorais fazem parte do cenário político democrático em todo o mundo e servem de norte para campanhas políticas. Mas, como são feitas as pesquisas eleitorais e como são escolhidos os entrevistados? Fizemos este vídeo #PRAENTENDER o funcionamento delas, o que significa margem de erro e intervalo de confiança e destacamos ainda as diferenças entre pesquisa eleitoral e enquete.
Como funciona uma pesquisa amostral?
Ouvir a opinião de todas as milhões de pessoas que compõem o eleitorado brasileiro seria um processo muito caro e muito demorado. Para isso, as pesquisas ouvem uma pequena quantidade de pessoas dentro do grupo de eleitores, o que é chamado de pesquisa amostral.
Esse grupo ou universo, quando se trata de estatística, compreende o total de pessoas que a pesquisa busca representar. No caso de um levantamento de intenção de votos para presidente da República, o universo compreende os 147 milhões de eleitores aptos a votar para esse cargo.
As pesquisas eleitorais fazem parte do período pré-eleição e têm regras próprias (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Na hora de selecionar os participantes, os institutos de pesquisa precisam levar em consideração algumas características, como a diversidade do eleitorado. Por exemplo, as mulheres correspondem a 53% da população brasileira. Logo, uma pesquisa eleitoral não pode ter 70% dos entrevistados do gênero masculino e 30% do gênero feminino.
A legislação eleitoral exige que as seguintes características da população sejam consideradas durante as pesquisas: gênero, idade, grau de instrução e nível econômico. Algumas pesquisas vão além e buscam representar pessoas de diferentes raças e religiões proporcionalmente à participação desses grupos no eleitorado brasileiro.
Essa ponderação é necessária porque esses grupos do eleitorado podem tender a votar em candidatos diferentes.
Se uma pesquisa é feita apenas com pessoas de alto poder aquisitivo, o candidato X pode acabar liderando as intenções de voto. Essa não será a melhor representação da realidade, porque o número de eleitores com baixo poder aquisitivo é muito superior e essas pessoas podem tender a votar no candidato Y. Incluir esse grupo de eleitores pode mudar o resultado da pesquisa e o candidato X, que estava em primeiro lugar, pode perder posições entre os outros candidatos.
Margem de erro e intervalo de confiança
As pesquisas de opinião não ouvem todas as pessoas do seu universo amostral. Devido a isso, o resultado do levantamento pode conter algumas distorções. Para isso existe o intervalo de confiança.
Fila de votação no Rio de Janeiro, em 2018 (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Nas pesquisas eleitorais realizadas no Brasil, geralmente esse número é de 95%. Isso significa que se essa mesma pesquisa for feita 100 vezes com entrevistados diferentes, o resultado deverá ser o mesmo em 95 vezes.
A margem de erro é calculada a partir do intervalo de confiança. Em uma pesquisa com margem de erro de 5 pontos percentuais, os resultados podem variar 2,5% para mais ou 2,5% para menos.
Se uma pesquisa que apresenta um candidato com 50% das intenções de voto for feita 100 vezes com entrevistados diferentes, em 95 vezes o resultado estará dentro da margem de erro - e as intenções de voto neste candidato iriam variar entre 47,5% e 52,5%.
Quanto mais pessoas forem entrevistadas, menor será a margem de erro. Porém, a partir de um determinado número de entrevistados, a margem de erro costuma variar muito pouco. É por isso que as pesquisas eleitorais para presidente costumam ser feitas com cerca de 2 mil eleitores.
Passo a passo para fazer uma pesquisa
Segundo Domilson Coelho, diretor-executivo da F5 Atualiza Dados, instituto que realiza levantamentos de opinião pública para o Estado de Minas, quando uma pesquisa é solicitada, um plano amostral é elaborado a partir do tamanho do universo e, então, definida a margem de erro, o intervalo de confiança, o tamanho do universo e a quantidade de pessoas entrevistadas.
" numa cidade de pequeno porte não vai entrevistar a mesma quantidade de pessoas que seria entrevistada no estado todo. Então, de acordo com o tamanho do universo que é determinado a margem de erro e a amostra que será aplicada naquela localidade", explica.
Legislação das pesquisas eleitorais
As pesquisas eleitorais não podem ser publicadas após o horário de abertura dos locais de votação. Os levantamentos conhecidos como “boca de urna”, feitos enquanto as votações ocorrem, só podem ser divulgados após o fechamento das urnas.
O questionário completo aplicado ou a ser aplicado
Nome do estatístico responsável pela pesquisa
Dados sobre o plano amostral e ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado
Mesmo que uma pesquisa tenha sido registrada na Justiça Eleitoral, seus realizadores não são obrigados a divulgar os resultados para o público. Mas, caso queiram, a divulgação do levantamento deve conter as seguintes informações: