O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, ressaltou nesta quinta-feira (12/5) que o país terá eleições limpas e não haverá interferências externas. A declaração ocorreu após o evento do Teste Público de Segurança (TPS) que avalia soluções aplicadas ao sistema eletrônico de votação.
"O país e a sociedade agradecem. Vamos ter dia 2 de outubro, o Brasil terá eleições limpas, seguras, com paz e segurança. Ninguém e nada interferirá na Justiça Eleitoral. Não admitirmos qualquer circunstância que impeça o brasileiro de se manifestar", disse Fachin.
Leia Mais
Deputado diz que 'desvio faz míssil do Exército cair perto de Formosa'Mudança em ministério é 'mais um show' de Bolsonaro, dizem caminhoneirosEduardo Cunha: 'Vou votar no Bolsonaro'Pesquisa Genial/Quaest: Kalil obtém 43% dos votos caso receba apoio de LulaPrefeito de Sabará, vice e vereador têm mandatos cassadosFachin: 'Quem trata de eleições são as forças desarmadas'Bolsonaro sanciona projeto que cria bula digital para medicamentosA fala vem como resposta às seguidas declarações de "suspeição" do presidente Jair Bolsonaro (PL) caso algo anormal ocorrer no pleito de 2022.
As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, quando os brasileiros escolherão presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.
"Quem vai ganhar as eleições é a democracia. Nós vamos diplomar os eleitos e isso certamente acontecerá. Há muito barulho mas esse tribunal opera com racionalidade técnica", argumentou. "Quem investe contra o processo eleitoral investe contra a democracia. É um fato e fato fala por si só. Não se trata de recado, é uma constatação. Temos respeito a todo chefe de estado e jamais nos furtaremos a diálogo. Não há afirmação do que desborde da legalidade constitucional", acrescentou.
Testes
Esse é o segundo dia do TPS. O teste de confirmação ocorre até o dia 13 de maio, das 9h às 18h. O encerramento das atividades está previsto para as 17h desta sexta-feira (13).
O TPS é um evento permanente do calendário eleitoral, é realizado pelo TSE desde 2009, preferencialmente no ano anterior ao das eleições.
Na sexta edição do TPS, ocorrida de 22 a 27 de novembro de 2021, dos 29 planos de ataques aos componentes da urna eletrônica, somente cinco registraram achados, cujas soluções estão sendo submetidas a exame no teste de confirmação.