A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (13/5), mostra que se o segundo turno das eleições para governo de Minas fosse disputado hoje entre Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD), o chefe do Executivo estadual levaria a melhor. Mas o ex-prefeito de Belo Horizonte cresceu dois pontos em relação à pesquisa anterior, de março, enquanto o governador caiu um ponto. Isso, dentro da margem de erro, que é de 2,5 pontos percentuais.
Em um cenário onde a disputa de segundo turno seria entre Zema e Kalil, o atual governador tem 48% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de BH tem 35%. A soma dos votos brancos, nulos e dos eleitores que não pretendem votar seria de 9% e indecisos 8%.
Na pesquisa de março, Zema tinha 49% das intenções de voto, enquanto Kalil tinha 33%.
Leia também: Pesquisa: Kalil é menos conhecido; Zema é o mais rejeitado
Caso o senador Carlos Viana (PL), consiga inverter o quadro e disputar o segundo turno com Zema, o chefe do Executivo teria uma vantagem ainda maior - Zema (59%) e Viana (18%). A soma dos votos brancos, nulos e dos eleitores que não pretendem votar seria de 14% e indecisos 9%.
No levantamento de março, Zema subiu dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, enquanto Viana permaneceu no mesmo índice. Confira a pesquisa completa:
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 a 10 de maio e entrevistou 1.480 mineiros. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro estimada é de 2,5 pontos percentuais.