Líder do PSD, partido do ex-prefeito de BH e pré-candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) se encontrou nesta sexta-feira (13/5) com o governador Romeu Zema (Novo) na abertura da exposição agropecuária de Curvelo, Região Central do estado. Silveira visitou o evento para prestigiar o deputado federal Virgílo Guimarães (PT-MG), natural da cidade, que defende a aliança de seu partido com Kalil e o parlamentar nas eleições de outubro.
Leia Mais
Bolsonaro prega união de civis e militares contra 'marginais em gabinetes'Minas teve um aumento de 123 mil eleitores em abril, de acordo com TSEPesquisa: Kalil é menos conhecido; Zema é o mais rejeitadoKalil sobre política econômica de Zema: 'Acha que mineiro é analfabeto'PF: empresário diz que pagou reforma de escritório de Jair RenanKalil: 'Problema do Zema é que ele pensa no Pimentel todos os dias'O encontro em Curvelo foi interpretado por interlocutores como uma mostra de que Silveira pode ter espaço com Zema e com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesta semana, o União Brasil, um partidos que apoiam o governador, também sinalizou apoio à candidatura do senador, que, inclusive, se reuniu com o deputado Bilac Pinto, em Brasília.
O lançamento da candidatura de Silveira ao senado ainda depende da solução do impasse do PSD com o PT, que manifestou a vontade de apoiar Kalil ao governo de Minas, mas tem preferência por lançar o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) na busca pela vaga ao Senado.
Anfitrião do encontro em Curvelo, Virgílio Guimarães confirmou que ainda existe uma indefinição em Minas no que diz respeito ao PT e ao próprio PSD, mas não escondeu suas preferências.
“Estamos na discussão com a coligação com o PSD. Eu apoio a ideia da coligação. O Kalil seria o candidato. O PT terá de fazer a opção, mas a maioria da bancada estadual e federal quer a coligação. Eu apoio o Kalil para o governo e o Silveira para o Senado”, afirma o deputado.
Alexandre Silveira pode ser indicado para ser líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, o que poderia travar ainda mais uma aliança com o PT em Minas. Recentemente, Alexandre Kalil disse que não estará ao lado de Bolsonaro nas eleições e vê uma aliança formal com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o caminho ideal na disputa.
União com Kalil
Em visita a Minas Gerais no começo da semana, o próprio Lula disse que o PT se esforçaria para viabilizar a união com Kalil no estado. O ex-presidente pediu aos petistas de Minas que façam esforço para atrair o ex-prefeito de Belo Horizonte para uma forte aliança.
Por sua vez, a bancada mineira do PSD na Câmara dos Deputados defende o apoio à reeleição de Jair Bolsonaro. Em Brasília, Alexandre Silveira se encontrou com os deputados Diego Andrade, Subtenente Gonzaga, Stefano Aguiar e Misael Varella e ouviu deles que dificilmente haveria uma aliança com Lula em Minas.