O Plenário do Senado aprovou, nessa quarta-feira (18/5), o projeto de lei nº 4.566/2021 que aumenta a pena para o crime de injúria racial para 2 a 5 anos.
Leia Mais
Câmara aprova projeto de lei que autoriza pais a educar filhos em casaComo envelhecimento do eleitorado brasileiro pode afetar as eleiçõesPrefeitura de JF veta projeto de bolsonarista que proíbe passaporte vacinalAnálise de lei do passaporte da vacina em Uberlândia será presencial no STFEx-secretário de Comunicação de Bolsonaro arruma briga com AdnetSerra do Curral: visita técnica aponta impactos ambientais da mineraçãoVídeo: qual a diferença entre Senado e Câmara?O projeto original tratava de tipificar a injúria racial em locais públicos ou privados de uso coletivo. Contudo, o relator, senador Paulo Paim (PT-RS) alterou o texto original e, agora, a pena será aumentada em caso de eventos esportivos, culturais, artísticos ou religiosos.
Também está previsto a proibição de frequência, por três anos, a locais destinados a práticas esportivas, artísticas, culturais, destinadas ao público, conforme for o caso.
Além disso, se o crime for praticado por funcionário público, a pena pode ser aumentada de um terço até a metade.
A legislação afirma que deve ser considerado como discriminatória "qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida, e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência", define o texto.
O projeto segue para análise na Câmara dos Deputados.