Jornal Estado de Minas

ACUSAÇÕES

Duda Salabert rebate crítica de Kalil sobre mineração na Serra do Curral

A vereadora Duda Salabert (PDT) voltou a trocar acusações com Alexandre Kalil (PSD). Na segunda-feira (23/5), o ex-prefeito de Belo Horizonte afirmou que a parlamentar mentiu ao dizer que levou até ele um debate sobre o projeto da Taquaril Mineração S.A (Tamisa) para explorar a Serra do Curral. 




 
"Eu vou desmentir a Duda pela segunda vez. Ela nunca foi tratar dessa mineração comigo na vida. Ela foi tratar sim, com a turma da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de uma área da Vale do Rio Doce que atingiu os mananciais de Belo Horizonte", afirmou o ex-prefeito de BH.
 
Leia também: Aliança entre Kalil e Lula dá novo ânimo para Duda Salabert ao Senado 
 
Entretanto, de acordo com a vereadora, o secretário municipal de Meio Ambiente esteve presente em uma audiência pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte em maio de 2021. 

O encontro foi realizado para debater sobre os projetos e licenciamento de empreendimentos na Serra do Curral, incluindo o projeto que viria a ser aprovado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).
 
A equipe da parlamentar também mostrou um ofício da Câmara endereçado a Alexandre Kalil, em março passado, com 265 páginas, no qual a Tamisa é citada 23 vezes. "A culpa não é nossa se o secretário de Meio Ambiente não falou com o Kalil ou se ele não lembra que conversou comigo", disse Duda ao Estado de Minas.




 
Leia também: Duda Salabert fala de representatividade, Serra do Curral e eleição
 
Durante o podcast EM Entrevista, o pré-candidato ao governo mineiro reforçou que o assunto nunca passou pela prefeitura. "Isso é canalha, é muito cafajeste. Esse assunto (mineração) não passou na porta da prefeitura. Nunca. Não estava nem autorizado e nem sendo votado no Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam)", declarou.