Pesquisa BTG Pactual/FSB divulgada nesta segunda-feira (30/05) aferiu a certeza de voto dos entrevistados sobre a disputa a presidente da República nas eleições gerais de 2022. Ao todo, 72% dos eleitores afirmam que a decisão está tomada e que não há chance de mudança. Já 27% dizem que podem mudar o escolhido, enquanto 1% afirma não saber ou não respondeu.
Leia Mais
Correio Braziliense sabatina presidenciáveis nesta terça-feiraPesquisa: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno3 fatores que explicam por que mulheres serão decisivas na eleição de 2022Por que Bolsonaro não vai participar de debatesPesquisa: governo Bolsonaro é ruim ou péssimo para 50% dos entrevistadosPesquisa: COVID-19 e governo são vistos como responsáveis por inflaçãoEleições 2022: Bolsonaro, Ciro e Lula são os mais rejeitados, diz pesquisaNa sequência, Jair Bolsonaro (PL) tem 79% de eleitores com a decisão já tomada, enquanto os outros dois números repetem os de Lula. Ciro Gomes (PDT) tem 44% de eleitores certos, 55% que podem mudar de candidato e 1% não sabe ou não respondeu.
Quanto a André Janones (Avante), 38% dizem que não mudam de voto, enquanto 53% admitem a possibilidade e 9% não sabem ou não responderam. Por fim, o eleitorado de Simone Tebet (MDB) está dividido: 37% têm certeza da escolha e não a alteram, enquanto 63% podem mudar o voto.
A pesquisa, quantitativa, foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa por meio de ligações telefônicas, entre os dias 27 e 29 de maio deste ano. Ao todo, dois mil eleitores foram entrevistados, com margem de erro de dois pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-03196/2022.