Pesquisa BTG Pactual/FSB divulgada nesta segunda-feira (30/05) aferiu a rejeição de votos dos pré-candidatos a presidente da República nas eleições gerais de 2022. Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Lula (PT) ocupam as três primeiras posições.
Ao abordar Bolsonaro, 59% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. Ciro aparece na sequência como mais rejeitado, com 49%. Lula fecha o "top 3" da rejeição, com 43%.
Eduardo Leite (PSDB), tem 37% de rejeição; Tasso Jereissatti (PSDB), 35%; Luciano Bivar (União Brasil), 31%; André Janones (Avante) e Felipe d'Ávlia (Novo), ambos com 29%; e Simone Tebet (MDB), 28%, fecham a lista do percentual de rejeições.
A pesquisa, quantitativa, foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa por meio de ligações telefônicas, entre os dias 27 e 29 de maio deste ano. Ao todo, dois mil eleitores foram entrevistados, com margem de erro de dois pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-03196/2022.