(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INSTITUIÇÕES

Lula: 'STF não pode ficar dando voto pela imprensa'

O pré-candidato à presidência da República também teceu criticas às emendas do relator sobre o que deve ser priorizado pelo Executivo na Lei Orçamentária Anual


03/06/2022 19:50 - atualizado 04/06/2022 00:36

Lula, segurando microfone, fala em evento com lideranças culturais em Porto Alegre. Ao fundo lê-se 'Caravana da Cultura com Lula e Alckmin'
Ex-presidente Lula afirma que instituições precisam voltar à normalidade. (foto: Ricardo Stuckert)

O pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que o Supremo Tribunal Federal “não pode ficar dando voto pela imprensa”. As palavras foram ditas durante um evento com lideranças culturais em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (3/6).

“O Supremo tem que apenas ser o guardião da Constituição, não pode ficar fazendo discurso e dando voto pela imprensa. O voto tem que ser dado em função dos autos do processo”.

  • LEIA MAIS - Plano de governo de Lula destaca defesa da democracia

Presidente da República de 2003 a 2010, Luiz Inácio ainda criticou o poder do Congresso e do Senado na condução das diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do Brasil.

“O Congresso Nacional não tem que ter orçamento próprio, do relator. Quem tem que cuidar do orçamento é o Poder Executivo deste país. Então está tudo mudado, está tudo corrompido. Esse país tem que voltar à normalidade”.

O relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 é o senador Marcos do Val (Podemos-ES). Também compõem a Mesa Diretora o senador Irajá (PSD-TO), 1º vice-presidente; o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), 2º vice-presidente; e o senador Fabiano Contarato (PT-ES), 3º vice-presidente.

Em declaração veiculada na Rádio Senado, Marcos do Val pediu para não ser visto “como uma pessoa que vai sempre tendenciar para a área da segurança pública”, na qual é especialista, e assegurou que será possível realizar investimentos em projetos sociais, educação, infraestrutura e saúde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)