Araxá oficializou, nesta sexta-feira (3/6), o despacho do governo do Estado de Minas Gerais para a implantação da fábrica de aviões Desaer na cidade. O investimento de R$ 658 milhões será responsável pela geração de cerca de mil empregos diretos e indiretos no município do Alto Paranaíba.
A cerimônia para a assinatura do documento foi realizada com a presença do governador Romeu Zema (Novo), que cumpre agenda em Araxá para participação na ExpoQueijo 2022, e demais autoridades. A fábrica será instalada em uma área de 277.800 m² anexa ao Aeroporto Municipal. A empresa irá atender aos mercados comercial, cargueiro e de defesa.
Leia Mais
Kalil diz que Zema 'mente' e atribui 'débil mental' à 'força de expressão'Zema anuncia pagamento de acordo de R$ 7 bi firmado em 2019Serra do Curral: ambientalista é ameaçado por prefeito e apoiadores de ZemaKalil sobre Zema: 'Não pagou um centavo ao governo federal'Kalil relembra fala de Zema sobre 'arrumar empregada por 300 reais'Prazos e mão de obra
De acordo com o CEO da Desaer, Evandro Fileno, a expectativa é de que entre um ano e um ano e meio a fábrica já esteja em funcionamento, com prazo máximo para conclusão em até 24 meses.
“Para instalação da empresa em Araxá, houve uma disputa entre sete estados, e Minas Gerais foi o vencedor. O estado tinha oferecido algumas cidades, e Araxá foi escolhida por ter um ótimo aeroporto e infraestrutura acadêmica. A ideia é trazer um escritório de engenharia para já estar trabalhando e concluindo a fábrica, além de trabalharmos forte na qualificação da mão de obra, para criarmos um pensamento aeronáutico na cidade”, ressaltou.
Evandro ainda revelou que já foram assinados contratos com clientes para venda de aeronaves que serão fabricadas em Araxá. A primeira aeronave construída será um avião bimotor com capacidade para 19 passageiros, que poderá ser convertida em transporte aeromédico, de tropas ou paraquedistas, patrulha e vigilância.
“A vinda de uma grande fábrica cria a expectativa não só de giro da economia, como também de geração de empregos e ampliação de cursos da área de tecnologia voltados para a qualificação de mão de obra para atender a fábrica de aviões”, reiterou o prefeito de Araxá, Robson Magela (Cidadania).