O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, colocou em dúvida, nesta quarta-feira (8/6), os resultados das pesquisas eleitorais divulgadas nos últimos dias.
Leia Mais
Lula volta a falar sobre regulação da mídia: 'Tem que ser feita pelo povo'Golpe nas eleições: ministro da Defesa cita artigo 142 da ConstituiçãoBolsonaro sobre multa a jornalistas: 'Tenho que pedir R$ 1 bi à imprensa' Bolsonaro mostrará 'o que é o Brasil' em reunião com BidenCiro Nogueira sobre eleição: 'Ruas cheias para Bolsonaro, vazias para Lula'De onde surgiram os termos direita e esquerda na política?Damares Alves: 'Bolsonaro será reeleito no primeiro turno'“Segundo as pesquisas, o governo Lula já tomou posse e já está governando. Segundo a realidade, o governo imaginário de Lula termina no dia da eleição, com a vitória do presidente Bolsonaro”, disse o ministro pelo Twitter.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno para 18 pontos
LEIA TAMBÉM: Pesquisa: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno para 18 pontos
Pesquisa da Quaest Consultoria contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência.
No cenário testado com mais pré-candidatos, o petista aparece com 46% na pesquisa estimulada — quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos presidenciáveis.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 30%, Ciro Gomes (PDT) é o terceiro, com 7%.
André Janones (Avante) soma 2%, enquanto Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros) têm 1% cada.
Todos esses pré-candidatos empatam na margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os demais não pontuaram.
Considerando apenas votos válidos — quando são descartados indecisos, brancos e nulos — Lula aparece com 52,87% das intenções de voto e seria, neste cenário, eleito em primeiro turno.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.