Antes mesmo da chegada do mandatário no local, cartazes e caminhões com painéis de LED circularam pelas ruas da cidade com críticas ao chefe do Executivo: “mentiroso na cidade”, “Bolsonaro ou a Democracia”, “Não confie em Bolsonaro” e “Bolsonaro está queimando a Amazônia” são algumas das frases usadas nos protestos.
Nas paredes da cidade, cartazes com o rosto de Bolsonaro em chamas, além de chifres feitos com fogo, chamam o presidente de “criminoso ambiental” e pedem o fim da gestão Bolsonaro.
A ação foi promovida por um grupo de articulação indígena internacional, no qual uma das líderes é Nemo Andy Guiquita, líder Waorani do Equador. O grupo também se manifestou em frente ao prédio em que ocorre o evento.
Os manifestantes colocaram diversos caminhões para circular na cidade antes mesmo da chegada de Bolsonaro, nesta quinta-feira (9/6).
Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o encontro de um dos caminhões com o presidente. Enquanto ele falava com apoiadores e jornalistas após a reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, passava, ao fundo, um caminhão com a frase “Democracia ou Bolsonaro”. No entanto, o mandatário não nota a presença do veículo.
O vídeo do momento pic.twitter.com/r5fwABopyh
%u2014 Vera Magalhães VACINA SIM%uD83D%uDC89 (@veramagalhaes) June 9, 2022
O vice-prefeito de Chevy Chase, em Maryland, e comentarista políticos Joel Martin Rubin postou em suas redes sociais algumas fotos das imagensdas críticas ao presidente Bolsonaro.
Bolsonaro is not welcome in Los Angeles at the Summit of the Americas. pic.twitter.com/LsEnAfkTSm
%u2014 Joel Rubin (@JoelMartinRubin) June 8, 2022
O presidente brasileiro desembarcou na manhã desta quinta-feira em Los Angeles. Durante a noite, ele se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e falou sobre eleições auditáveis e ameaças à soberania da Amazônia.
Há ainda a previsão de um jantar oferecido por Biden e pela primeira-dama, Jill Biden. Na sexta-feira (10/06), Bolsonaro discursará às 13h15 (horário de Brasília) na sessão plenária da 9ª Cúpula das Américas.