Pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira (10/6) revela que a senadora e pré-candidata ao Planalto Simone Tebet (MDB) tem a maior rejeição entre os pré-candidatos testados Entre os participantes, 63% disseram não votar na senadora “de jeito nenhum”. É a primeira vez que o levantamento inclui a presidenciável na categoria.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o segundo mais rejeitado de acordo com a pesquisa, com 49%. Em relação ao levantamento anterior, divulgado em maio, houve uma queda de 1% na rejeição, dentro da margem de erro. Ao longo do tempo, a rejeição de Bolsonaro vem diminuindo gradativamente desde dezembro do ano passado, quando era de 60%.
Logo depois vem o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 45%. Entre os quatro pré-candidatos citados no levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o menos rejeitado, com 39%. Em relação ao mês passado, houve um aumento de dois pontos percentuais, dentro da margem de erro.
Foram realizadas 3.000 entrevistas, por telefone, em 309 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Tebet recebeu ontem (9/6) o apoio oficial do PSDB para ser o nome da terceira via. Segundo o PoderData, a alta rejeição à senadora pode ser fruto do seu nome não ser muito conhecido nacionalmente, já que os eleitores tendem a rejeitar nomes que não conhecem.