(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GOVERNO DE MINAS

ALMG aprova orçamento do governo para 2023 com deficit de R$ 11 bi

Governador Romeu Zema (Novo) fala em desafio para equilibrar gastos públicos com arrecadação no contexto de 'rigidez orçamentária'


14/06/2022 12:00 - atualizado 14/06/2022 13:38

Assembleia
Deputados estaduais mineiros durante sessão plenária da manhã desta terça-feira (foto: Luiz Santana/Assembleia Legislativa de Minas Gerais)
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta terça-feira (14/06) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Governo de Minas para o exercício de 2023. O deficit previsto para o ano que vem, conforme consta na matéria de autoria do governador Romeu Zema (Novo), é de cerca de R$ 11 bilhões.

O projeto foi aprovado em turno único no plenário e de forma unânime – 56 votos favoráveis. Mais de 15 emendas também foram apreciadas, e os deputados estaduais seguiram os encaminhamentos dos relatores em cada adendo.

Zema diz, em mensagem anexada ao projeto da LDO, que é um desafio equilibrar os gastos públicos com arrecadação no contexto de "rigidez orçamentária".

Com a LDO, o governo tem estabelecidas metas de responsabilidade fiscal e administração pública para 2023. O orçamento será executado conforme o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

A LDO serve como molde para votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser apreciada somente no segundo semestre pela ALMG.

Protesto


Protesto
Protesto na Assembleia contra a mineração na Serra do Curral (foto: Reprodução/YouTube Assembleia de Minas Gerais)
Os trabalhos na ALMG estão no sistema semipresencial. Enquanto deputados votavam o orçamento, manifestantes protestaram nas galerias contra a mineração na Serra do Curral, cartão-postal de Belo Horizonte.

A Serra do Curral é alvo de projeto de exploração da Taquaril Mineração SA (Tamisa), que teve licença concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) em 30 de abril deste ano. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)