Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou não levar jeito para ocupar o cargo de chefe do Executivo. A declaração foi dada nesta terça-feira (14/6) no 5º Fórum de Investimentos Brasil 2022, maior evento da categoria na América Latina.
“Não tinha nada para estar aqui, nem levo jeito. Nasci para ser militar, fiquei por 15 anos no Exército Brasileiro, entrei pra política meio por acaso. Passei 28 anos dentro da Câmara ”, afirmou o presidente.
Leia Mais
Bolsonaro diz que Petrobras 'não tem viés social' e defende privatizaçãoNYT: militares viraram aliados de Bolsonaro no questionamento das eleiçõesBolsonaro admite que servidores federais ficarão sem reajuste salarial Inquérito contra Bolsonaro por relacionar vacina à Aids é prorrogadoPGR pede ao Supremo a extinção da pena de Daniel SilveiraBolsonaro: 'Chega de bananas e demagogos na política brasileira'Em 2018, Bolsonaro foi eleito presidente com 49,2 milhões de votos no 1º turno (46,03%) e 57,7 milhões no 2º turno (55,13%). No pleito, ele superou o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).
Carreira política e militar
Capitão reformado do Exército Brasileiro, Bolsonaro iniciou a carreira política em 1988, sendo eleito vereador no Rio de Janeiro. Posteriormente, cumpriu sete mandatos como deputado federal (a partir de 1991), até se tornar presidente do Brasil em 2018.
No Exército, Bolsonaro foi punido por atos de indisciplina no fim dos anos de 1980 quando protestava contra os baixos salários. Em 1987, a revista Veja publicou reportagem sobre um plano do militar para a explosão de bombas em quartéis e locais estratégicos do Rio.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda