O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (14/6) o pedido de ajuda que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria feito ao presidente norte-americano Joe Biden de ajuda contra o petista nas eleições. Segundo o ex-presidente, o pedido seria “se humilhar demais”.
Leia Mais
Kalil para Lula: 'Meu voto será dado com quatro anos de atraso'PGR pede ao Supremo a extinção da pena de Daniel SilveiraBolsonaro: 'Chega de bananas e demagogos na política brasileira''Com Kalil, vamos juntos por Minas Gerais e pelo Brasil', diz LulaZema promete reforço policial em UberlândiaEduardo Bolsonaro ironiza formandos pró-Lula: 'rouba e não faz'“Ele foi lá, segundo a imprensa americana, pedir para o Biden ajudar ele a não deixar eu ganhar as eleições? Será que isso é verdade? Eu vi ontem na imprensa, eu vi na imprensa americana”, disse Lula em entrevista à rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG). “Eu, por Deus do céu, não acredito que isso seja verdade. Porque isso é se humilhar demais”, completou.
Segundo a agência de notícias Bloomberg, o pedido foi feito durante reunião privada entre Bolsonaro e Biden na última quinta-feira (9), em Los Angeles, onde o presidente brasileiro participou da Cúpula das Américas. Bolsonaro, porém, nega ter feito o pedido.
Lula ainda criticou a Cúpula das Américas, que classificou como “fracassada” devido ao boicote de países como o México, que deixaram de ir ao encontro após Nicarágua, Venezuela e Cuba não terem sido convidados. “Quando ele fala que a conversa foi extraordinária, que foi fantástica, diga o que conversou, diga qual foi o acordo”, afirmou o ex-presidente.