O deputado estadual Cleitinho (PSC), pré-candidato a senador por Minas Gerais, desafiou o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) a "andar na rua e conversar com o povo" junto ao parlamentar. A afirmação fa referência aos resultados apontados pela pesquisa de intções de voto da F5 Atualiza Dados, divulgada na última sexta-feira (17/06).
Leia Mais
'Sou hoje candidato a permanecer na Câmara', diz Aécio após pesquisaAécio Neves lidera disputa pelo Senado em Minas Gerais PSDB quer candidato do MDB ao Senado na chapa de Marcus Pestana em MinasPesquisa: Aécio lidera intenções de voto para o SenadoAécio vai a Portugal por acordo que facilita viagens a países lusófonos"Vamos ver a pesquisa aí que é andar na rua e conversar com o povo. Se quiser ir para a rua, bora para a rua, estou à disposição", completou.
Segundo a pesquisa, Aécio aparece como favorito ao posto de senador mineiro para as eleições de 2022, em outubro. Ele tem 18,5% das intenções de voto para senador mineiro em cenário estimulado e também lidera no espontâneo, com 5,8% das menções.
O segundo colocado na pesquisa estimulada é o deputado estadual mineiro Cleitinho, que soma 12,8%. No cenário espontâneo, Cleitinho também é o vice-líder o levantamento, com 4,4%.
"Recebo com maior humildade do mundo essa pesquisa, estou até, acho, se não me engano, em segundo lugar, parece que o Aécio está em primeiro. Mas estou à disposição para continuar trabalhando aqui, dedicando aqui até chegar a campanha. Porque a campanha mesmo é agosto, para mim poder ter essa oportunidade de ser um pré-candidato a senador e disputar a eleição agora em agosto", diz, à reportagem.
Também ao Estado de Minas, apesar dos índices da pesquisa, Aécio disse que atualmente é pré-candidato à reeleição para deputado federal.
"Do meu ponto de vista pessoal, sou hoje candidato a permanecer na Câmara Federal, servindo a Minas e dando continuidade a um trabalho extremamente relevante que tenho desenvolvido como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados", afirmou.
Contudo, Aécio ponderou dizendo que as pesquisas "levam o meu partido e outros atores políticos e da sociedade, em Minas e mesmo fora do Estado, a me estimular a rever minha posição e admitir disputar mais uma vez as eleições para o Senado", diz. "Mas essa será sempre uma decisão coletiva que levará em conta o quadro político local e nacional", complementou.
A disputa
Na pesquisa divulgada na última sexta-feira, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG) é o terceiro no cenário estimulado, com 5,6%.
O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) fecha o top 4, com 3,8%. No cenário estimulado, foram 23,6% de indecisos, 13,5% de potenciais manifestações nulas ou em branco e 13,3% perguntas sem respostas. Somados, os índices chegam a 50,4%.
Paulo Piau (MDB), ex-prefeito de Uberlândia, no Triângulo, que dispõe de 2,5% das intenções de voto e completa o top 5. O deputado federal Marcelo Aro (PP-MG), com 2,1%; Carlos Melles (PL), presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ex-parlamentar, com 1,8%; a professora Sara Azevedo (Psol), com 1,6%; e a vereadora belo-horizontina Duda Salabert (PDT), com 0,9%, fecham a pesquisa estimulada.
As eleições serão realizadas em 2 de outubro. Caso necessário segundo turno (exclusivo a presidente da República e governadores), ele ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
A pesquisa
A F5 Atualiza Dados fez 1.560 entrevistas telefônicas em Minas Gerais entre os dias 13 e 16 de junho. A margem de erro dos resultados é de 2,5% - para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-00062/2022 e BR-02909/2022.