Jornal Estado de Minas

INTERFERÊNCIA ILEGAL

Milton Ribeiro: MPF vê possível interferência ilegal de Bolsonaro

O Ministério Público Federal (MPF) apontou que houve "possível interferência ilícita" de Jair Bolsonaro (PL), presidente da República, na investigação contra Milton Ribeiro. É possível que Ribeiro tivesse conhecimento da operação que culminou na detenção.





Milton Ribeiro esteve como ministro da Educação no Governo Bolsonaro entre julho de 2020 e março de 2022. Ele foi preso na última quarta-feira (22/06) pela Polícia Federal (PF) e solto no dia seguinte.

A partir da "possível interferência" de Bolsonaro, o MPF solicitou a transferência do caso para o Supremo Tribunal Federal (STF) — já que agora envolve uma pessoa com foro privilegiado.

Documento enviado pelo Procurador da República, Anselmo Lopes, que alega possível interferência ilícita por parte de Jair Bolsonaro (PL) (foto: Divulgação/Ministério Público Federal)

 
A prisão se deu por uma investigação que apura o envolvimento dele nos crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência e um suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do Ministério da Educação.





Uma decisão dessa quinta-feira (23) do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), determinou a suspensão da prisão do ex-ministro