O Instituto Datafolha divulgaria, nesta quinta-feira (30/6), pesquisas eleitorais de intenção de voto realizadas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, conforme previsto no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, apenas os dados de São Paulo foram disponibilizados.
Os levantamentos têm o objetivo de medir qual é a intenção dos eleitores com relação ao voto para governador e presidente da República.
As entrevistas foram realizadas em dois dias, entre quarta e a quinta-feira. Em Minas, 1.204 questionários foram aplicados, e, no Rio de Janeiro, 1.218.
No caso de São Paulo, 1.806 questionários foram realizados durante três dias.
As perguntas das três pesquisas têm semelhança entre si.
Elas começam com questões sobre a eleição presidencial (em quem o entrevistado pretende votar e em quem ele não votará de jeito nenhum) e, em seguida, os pesquisadores perguntam sobre as preferências para os governos dos estados.
Em seguida, o foco é saber o grau de transferência de votos de Lula e Bolsonaro: o apoio de um dos dois a um candidato ao governo influirá na decisão do eleitor?
Os pré-candidatos em Minas Gerais são: Alexandre Kalil (PSB), Carlos Viana (PL), Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB), Miguel Correia (PDT), Renata Regina (PCB), Romeu Zema (Novo) e Vanessa Portugal (PSTU).
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.