O tenente Pedro Aihara do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é pré-candidato a deputado federal pelo Patriota. Além dele, outros cinco militares mineiros pediram afastamento temporário de seus cargos no estado para disputar a eleição deste ano.
De acordo com a legislação eleitoral, militares precisam se afastar do cargo para disputar eleições. O afastamento está previsto para segunda-feira (4/7).
Eleições 2022
Primeiro-tenente, Pedro é o porta-voz da corporação e ficou conhecido por ser o responsável pelo setor de Comunicação do Corpo de Bombeiros durante o desastre do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, em 2019.
Essa não é a primeira vez que o tenente é cotado para o mundo político. Alguns rumores já haviam aparecido no ano passado, mas, na ocasião, Aihara veio a público negar a informação.
Pedro tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e na página divulga o dia a dia como bombeiro. A reportagem entrou em contato com o tenente, mas não obteve resposta até o momento.
Além de Aihara, também foram afastados temporariamente:
- O 2º tenente dos Bombeiros Gedaias Gomes Brandão, candidato a deputado federal pelo PRTB
- O sargento Robson Tadeu de Paula, dos Bombeiros, candidato a deputado estadual pelo Patriota
- Ricardo Costa dos Santos Oliveira, 2º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e candidato pelo Republicanos
- O 2º Sargento Jordão Vieira Silva, candidato a deputado federal pelo PSOL
- O 3º Sargento Rafael Felipe Santos Moreira, candidato a deputado estadual pelo PV
- Sargento Felipe da PMMG, candidato a deputado federal pelo PRTB