O desembargador José Arthur Filho tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na noite desta sexta-feira (1/7), em evento no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, ficando à frente do tribunal no biênio 2022-2024.
A cerimônia de posse contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo), senador Alexandre Silveira (PSD) representando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), o prefeito da capital, Fuad Noman (PSD), Deputado Olavo Bilac Pinto Neto (União Brasil-RJ) e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus (PV).
Leia Mais
Nunes Marques ignora ALMG e autoriza adesão de Minas à Recuperação FiscalICMS: Zema teme impacto da redução das alíquotas na conta dos municípiosMinistro da Justiça quer endurecer leis contra o 'novo cangaço'A gestão de Filho irá suceder a do desembargador Gilson Soares Lemes que, durante seu pronunciamento de despedida do cargo, destacou que sua equipe se esforçou para "honrar os mais altos ideais da Justiça" e celebrou, entre outros feitos, terem inaugurados "30 novos fóruns nas comarcas de Minas Gerais e deixamos dezenas de outras em construção ou em processo de licitação".
Filho de José Arthur de Carvalho Pereira, falecido em 2000, presidente do TJMG, em 1986, o presidente eleito relembrou que trilhou alguns dos mesmos caminhos do progenitor, inclusive a presidência do tribunal.
José Arthur Filho disse que sua gestão vai "seguir em busca de um novo horizonte mais leve e mais límpido" ressaltando que irá levar a gestão com "trabalho, determinação, coragem e força".
Após abrir sua fala com "Poema Sujo" de Ferreira Gullar, declamado sob a música "O Trenzinho do Caipira" de Heitor Villa-Lobos, o presidente empossado encerrou citou duas importantes obras do Clube da Esquina, imortalizadas nas vozes de Milton Nascimento e Toninho Horta, "Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor" e "Quadros Modernos" para agradecer a presença dos amigos, familiares e servidores.
Além do presidente José Arthur, o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch; a 3º vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; e a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias.