Pré-candidatos à presidência nas eleições deste ano, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) se encontraram na manhã deste sábado (2/7). Ambos com agenda em Salvador no dia da "Independência da Bahia", os políticos registraram o momento e compartilharam nas redes sociais defendendo uma disputa amigável e o fortalecimento da democracia.
Leia Mais
Carlos Bolsonaro resgata tuíte antigo de Ciro e debocha: 'Valeu Cirão'Datafolha: Lula tem maior vantagem sobre Bolsonaro em MG do que no RJ e SPDatafolha: Lula tem 20 pontos a mais do que Bolsonaro em MinasLula em Salvador: 'Não toleraremos qualquer espécie de ameaça'Fora da prefeitura de Mariana, Juliano Duarte anuncia candidatura para 2024Já neste sábado, os dois cruzaram os caminhos no Centro Histórico de Salvador. “Como se fosse um encontro casual no carnaval baiano, abracei @simonetebetbr e @freire_roberto centro histórico de Salvador. O 2 de Julho é um banho de democracia! Uma maravilhosa folia política que só pode ocorrer mesmo na Bahia”, escreveu o ex-governador do Ceará.
Tebet também compartilhou o momento em suas redes sociais e ressaltou que “adversário não é inimigo”. “Democracia e civilidade. O Brasil precisa de tolerância e respeito”, afirmou.
Dificuldades
Maior colégio eleitoral do Nordeste, com 10,5 milhões de eleitores, a Bahia tem características que a diferenciam de outras unidades da Federação quando o assunto é eleição. Os pré-candidatos ao governo local apoiados pelos presidenciáveis que polarizam a disputa nacional não vão bem nas pesquisas, lideradas por ACM Neto.
Ciro, porém, tem esperança de aproximar o PDT da candidatura do ex-prefeito. Há duas semanas, disse que "a nossa intenção é apoiar ACM Neto, achamos que é melhor para a Bahia".
Tebet também enfrenta dificuldades para montar palanques no estado. O MDB é da base do atual governador, o petista Rui Costa, e é aliado do PT na disputa estadual. Apesar de o diretório baiano dar apoio formal à senadora, uma ala subirá no palanque de Lula.