A pesquisa Datafolha em Minas Gerais, divulgada nessa sexta-feira (1º/7), mostra que 55% dos mineiros não votariam no presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano.
O índice é o mesmo registrado no levantamento nacional, confirmando a tendência histórica de que os votos no estado refletem o cenário nacional. Desde as primeiras eleições diretas após a ditadura militar, em 1989, quem venceu em Minas foi eleito presidente da República.
Leia Mais
Bolsonaro diz que é 'inadmissível' governadores recusarem redução do ICMSLula, Bolsonaro, Ciro e Tebet disputam votos em Salvador neste sábado (2)Lula tenta conquistar apoio de Rodrigo PachecoCaixa: 'Pedro Guimarães tem artilharia contra Bolsonaro, mas não vai usar'Assessor diz que Bolsonaro tem acesso a documentos da Polícia FederalBolsonaro a eleitores indecisos: 'Não façam o que o coração mandar'Lula em Salvador: 'Não toleraremos qualquer espécie de ameaça'Bolsonaro desmarca almoço que teria com presidente de Portugal em Brasília'Portas do inferno não prevalecerão contra nossa família', diz Michelle
Em seguida, Santos Cruz (Podemos) tem 14%, Luciano Bivar (União Brasil) 12%, Simone Tebet (MDB) 12%, Vera Lúcia (PSTU) 12%, Janones (Avante) 12%, Sofia Manzano (PCB) 11%, Felipe d’Avila (Novo) 11%, José MariaEymael (DC) tem 10%, Pablo Marçal (Pros) 10% e Leonardo Péricles (UP) 9%.
Lula tem 20 pontos a mais do que Bolsonaro em Minas
A pesquisa também mostrou que Lula lidera as intenções de voto em Minas Gerais, com 48%, e em São Paulo, com 43%. Bolsonaro vem em seguida nos dois estados, com 28% e 30%, respectivamente. Já Ciro, aparece em terceiro, com 8% em Minas e 8% em São Paulo.
Pesquisa
Os dados são do Datafolha, que entrevistou 1.806 eleitores de terça (28/6) a quinta-feira (30/6). Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, a pesquisa, contratada pela Folha, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-02523/2022.