O bloco Luiz Humberto Carneiro, da base do governo, foi reconstruído nesta terça-feira (05/7), em Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Agora, o bloco governista conta com 16 membros, quantidade mínima necessária para funcionar.
Leia Mais
Bolsonaro ironiza pedido de servidores para reajuste salarialRandolfe ameaça ir ao STF por CPI do MECEstudo: Medidas federais dão prejuízo de R$ 27 bi para municípios de MinasMinas: sindicato aciona STF a fim de barrar concurso para auditores fiscaisPrefeitura de BH apresenta PL que prorroga auxílio para 74 mil famíliasO Cidadania, embora federado ao PSDB, não fará parte do mesmo bloco dos tucanos porque, no início deste ano, já havia acertado permanecer na coalizão independente.
Segundo o Regimento Interno, partidos não podem mudar de bloco em um mesmo ano.
Segundo o Regimento Interno, partidos não podem mudar de bloco em um mesmo ano.
Agora, o bloco tem os seguintes membros:
PSDB – 3
- Dalmo Ribeiro Silva (PSDB)
- João Leite (PSDB)
- Leonídio Bouças (PSDB)
PMN – 1
- Gustavo Valadares (PMN)
NOVO - 2
- Guilherme da Cunha (Novo)
- Laura Serrano (Novo)
PSC - 2
- Noraldino Júnior (PSC)
- Cleitinho Azevedo (PSC)
AVANTE - 2
- Fábio Avelar de Oliveira (Avante)
- Arlen Santiago (AVANTE)
SDD - 1
- Professor Wendel Mesquita (SDD)
PP – 1
- Zé Guilherme (PP)
PODE - 1
- Zé Reis (Pode)
UNIÃO BRASIL - 3
- Delegado Heli Grilo (UNIÃO BRASIL)
- Ione Pinheiro (UNIÃO BRASIL)
- Arnaldo (UNIÃO BRASIL)
Extinção
O bloco governista tinha sido extinto em abril deste ano por número insuficiente de membros, já que o bloco parlamentar passou a ter apenas 15 membros e a quantidade mínima é de 16.
A redução se deu em função da desfiliação do deputado Neilando Pimenta do partido Podemos.
De acordo com o parágrafo 5º do artigo 71 do Regimento Interno, “não será admitida a constituição de bloco parlamentar integrado por menos de um quinto dos membros da Assembleia Legislativa”.
Complementa o parágrafo 6º que, se o desligamento de um partido implicar composição numérica menor que um quinto, o bloco parlamentar será automaticamente extinto.
*Com informações de Guilherme Peixoto
*Com informações de Guilherme Peixoto
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.