Jornal Estado de Minas

REDES SOCIAIS

'Bostil': dualidade do termo provoca críticas ao governo Bolsonaro

O termo “bostil” tem se popularizado com a insatisfação de brasileiros com a situação atual do país. Mas o meme causa conflito entre os perfis nas redes sociais por ter um duplo sentido, que pode significar a mistura da palavras "Brasil" e "bosta" ou "Bolsonaro" e "Brasil", com um tom pejorativo para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu governo.





Não se sabe ao certo a origem da expressão, porém, ela geralmente vem acompanhada de críticas e comentários irônicos. Em um vídeo, a atriz Alana Azevedo, utilizando um tom sarcástico, propõe alternativas para enfrentar a crise financeira do país. 

Nas imagens que acumulam mais de 55 mil visualizações, ela ironiza a venda de cursos online, modelo comercial de pirâmide financeira e até mesmo os golpes de transferência de dinheiro via pix.

Contudo, o que mais se destaca no vídeo é o termo "bostil". “Sabemos que não é fácil viver em situação de 'Bostil'”, diz a atriz. 


Além disso, o termo 'Bostil do Bolsonaro' se popularizou entre os perfis que são contra o presidente.






 
Leia mais:Protesto contra preços no supermercado viraliza: 'Culpa do Bolsonaro'
 

Duplo Significado 

Conforme o site Dicionário Informal, que explica o significado de gírias onlines, "bostil" é utilizado para falar de problemas do país. Um usuário explica que é a união de ‘Brasil’ e ‘Bosta’ e cita a expressão ‘tankar o Bostil’ (aguentar o Brasil). 

Mas com a insatisfação dos brasileiros com o governo federal, a expressão ganhou outro significado. Outra parte da população não concorda com a mudança de tom da gíria e a usa no sentido original.