O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta quarta-feira (06/07) que a intenção de disputar a cadeira presidencial este ano "é para valer". A resposta foi dada em entrevista ao SBT News, na manhã desta quarta-feira (06/07).
"É para valer, e não é porque é fácil ter humildade diante dos fatos de saber o quanto difícil é. Mas ela é necessária por uma circunstância simples: o Brasil está pela primeira vez em 120 anos estagnado economicamente. É uma década inteira sem crescer absolutamente nada", afirmou.
Posteriormente, Ciro Gomes afirmou no Twitter que somente o "povo brasileiro" poderia tirá-lo da disputa. "Minha pré-candidatura é sim pra valer. Não estou nessa porque é fácil, tenho experiência o suficiente pra saber o quão difícil é. Mas também tenho muita humildade pra apostar na inteligência da nossa gente. Então, não tem nada que me tire dessa disputa, a não ser o povo brasileiro".
Minha pré-candidatura é sim pra valer. Não estou nessa porque é fácil, tenho experiência o suficiente pra saber o quão difícil é. Mas também tenho muita humildade pra apostar na inteligência da nossa gente. Então não tem nada que me tire dessa disputa a não ser o povo brasileiro.
%u2014 Ciro Gomes (@cirogomes) July 6, 2022
André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) estão empatados com 2% e fecham o top 5. Já Pablo Marçal (Pros) tem 1% das intenções de voto.
Os demais pré-candidatos - Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (UB) e Leonardo Péricles (UP) - não pontuaram.
O primeiro turno das eleições será em 2 de outubro. Caso necessário segundo, ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
Pesquisa
A pesquisa quantitativa da Genial Investimentos com a Quaest Consultoria e Pesquisa ocorreu de 29 de junho a 2 de julho, com dois mil eleitores entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais. BR-01763/2022 é o número de protocolo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).